ADDRESS

Departamento de Engenharia Geológica, Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto

Campus Morro do Cruzeiro s/n - Bauxita

Ouro Preto - Minas Gerais 35400-000

CONTACT

pval@ufop.edu.br

+55 (31) 3559-1879

FOLLOW

Opportunities

MSc Project

(en)

I'm always looking for motivated graduate students and postdocs! 

There's a lot of geomorphology to explore in Brazil. If you're interested, get in touch!

Also, Ouro Preto has a lot to offer, especially if you're a climber!

Available MSc Project: Landscape change and drainage divide stability in the Guiana Shield

Project goals: To determine how much of the modern configuration of the drainage network in the southeastern Guiana shield formed by river capture events of plateau edge drainages.

Project activities:

1. Quantify topographic metrics associated with knickpoints in the eastern Amazon region, north of the Amazon River;

2. Quantify the stability and locations of recent drainage capture in the Guiana shield via morphometric analyses. 

 

This MS project is part of a larger effort to identify the effects of drainage captures in the landscape evolution of eastern Amazonia as well as its effects on biodiversity.

Candidate profile:

The candidate should have prior experience and/or affinity with the use of digital elevation models and GIS. Prior experience using programming language (i.e. Python, Matlab, C, R) is desired but not conditional. 

Please contact me if you're interested. I highly encourage applications by underrepresented minority groups

(pt)

Estou sempre em busca de estudantes e pósdocs motivados para se juntar ao grupo.

Existem muitas questões interessantes para se explorar em geomorfologia no Brasil. Se você estiver interessad@, entre em contato!

Ouro Preto tem muito a oferecer, especialmente se você é um@ escalador@!

Projeto de mestrado disponível: Mudanças na paisagem e estabilidade dos divisores de drenagem no sudeste do Escudo das Guianas

O objetivo principal do projeto é: 
Determinar se a configuração atual dos tributários da calha norte do Rio Amazonas no leste da Amazônia é condizente com uma paisagem transiente formada a partir de pulsos erosivos e migração de divisores de drenagem associados a capturas de drenagem. 
O projeto envolverá as seguintes atividades:
1. Quantificar as métricas topográficas associadas aos knickpoints (cachoeiras e corredeiras) da porção oriental do rio Amazonas;
2. Quantificar o grau de instabilidade nos divisores de drenagem e locais de possíveis capturas de drenagem recentes no escudo das Guianas.

O projeto será desenvolvido no âmbito do projeto guarda chuva financiado pelo CNPq e pelo Instituto Serrapilheira. Ambos têm como foco principal os processos de capturas de drenagem na Amazônia e seus efeitos na evolução de peixes, sendo o atual projeto uma vertente focada em evidências geomorfológicas do processo de captura.

 

Perfil d@ candidat@: 

@ alun@ de mestrado deverá ter afinidade e experiência prévia com o uso de modelos digitais de elevação e GIS. Experiência prévia com alguma linguagem de programação (ex Python, Matlab, C, R) é benéfico, mas não obrigatório. O projeto não prevê etapa de campo.

 

Entre em contato se você estiver interessad@. Recomendo fortemente a aplicação por grupos sub representados na academia.